top of page

HISTÓRIA

do Bairro

O bairro Mário Dedini é fruto de muita luta. Logo no começo do bairro, onde só havia mato, os próprios moradores que construíram suas casas por meio de mutirões. Na primeira etapa eram cerca de sessenta famílias e dois membros de cada - homens e mulheres - ajudavam no mutirão. 
Alguns moradores que vivem no bairro desde a época dos mutirões contam como era nesse período. As pessoas trabalhavam fora e ainda cumpriam jornada de cinco horas no mutirão, contando os finais de semana. Isso durou por volta de dois anos e foram construídos três quarteirões de casas, todas padronizadas. Mas o esforço valeu a pena, isso foi o pontapé inicial para o bairro crescer e se tornar o que é hoje.
Isso foi há mais ou menos vinte anos. Hoje em dia o bairro tem mais de vinte mil e seiscentos habitantes, segundo o Censo 2010, e se desenvolveu bastante. Com centros de lazer e cultura, postos de saúde, varejão, quadras, creches, escolas, entre outras instituições, o bairro é maior e mais populoso do que algumas cidades.
Especialmente a cultura do Mário Dedini é bem ampla, com várias entidades e instituições que promovem o acesso à ela no bairro - e moradores também. Dentre elas, se encontram o Centro Cultural Isaíra Aparecida Barbosa, o Zazá - que fornece oficinas, o Sesi - onde acontecem várias apresentações culturais gratuitas, as igrejas locais, etc. Mas nem sempre foi assim. A Associação de Bairro lutou bastante, desde o surgimento, para levar as coisas essenciais para o Mário Dedini.

Foto: Emily Gomes

Linha do Tempo - História do Mário Dedini

Texto e Timeline: Caroline Giantomaso

bottom of page